28 de setembro de 2009

A moral da informação


O livro Ética, Jornalismo e Liberdade retrata a importância da informação, bem como a responsabilidade do jornalismo em noticiar os fatos reais, de maneira ética e equilibrada.

O autor, Francisco José Karam, em uma pequena cronologia da existência social, mostra a importância da informação, que alimenta o conhecimento humano. Enfatiza a responsabilidade desta profissão, porém, destaca a ética que deve ser exercida durante a produção e reprodução de tais fatos.

A partir do breve trecho “...é possível dizer que a linguagem oral e sua representação escrita são conquistas da humanidade desde que ela se afasta da pura animalidade e caminha em direção a sua construção...”, o autor revela que existem vertentes diferentes entre o que se escreve, o que se lê, o que se entende e aquilo que, moralmente, faz parte do costume individual tanto do leitor, quanto do jornalista. E, a partir deste conceito, a ética individual e consciência social de cada profissional deve se prevalecer acima de qualquer âmbito.

Em épocas de excesso de informações, principalmente pela facilidade midiática virtual, Karam defende o jornalismo e questiona o futuro da profissão, que amanhã pode ser confundida com comércio de idéias e não mais vista como uma ferramenta para o bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário