13 de novembro de 2008

Consumismo Infantil


Analisando o documentário que assistimos em sala, “Pequenos grandes consumidores”, que mostra o o fenômeno mercadológico que a mídia cria nas crianças, não poderia deixar de citar a publicidade da boneca Barbie. Com seu slogan, desde os anos 60, “TUDO QUE VOCÊ QUER SER”, a boneca com seu corpo escultural, seu longo e brilhante cabelo louro e seus olhos esverdeados, sem dúvidas é o que toda criança quer ser. Com esse falso sonho, transmitido em propagandas, a indústria de brinquedos até hoje lucra milhões com sua venda.
Existem também os desenhos animados, que além de vender seus produtos como: brinquedos, roupas, acessórios, figurinhas, material escolar, entre outros, transmiti ora mensagem de conforto, ora mensagem de independência infantil.
Nos anos 80 e 90, onde as mães precisaram sair de casa para trabalhar, com o objetivo de ajudar nas despesas do lar, tentar manter uma boa estrutura financeira aos filhos e, também, criarem sua independência conjugal. Nesta época foram exibidos muitos desenhos que mostravam crianças sem pais, os desenhos dos ursinhos carinhosos e as moranguinhos é um exemplo disso. Não existia a figura dos pais, exibiam apenas uma comunidade feliz onde a irmandade imperava, sempre lutavam com pessoas do mal, mas sozinhos, sem um adulto para defendê-los, eram auto-suficientes, não precisam deles.

Assim, esses desenhos confortavam a ausência dos pais, principalmente a mãe, e criaram (automaticamente) a dependência dessas figuras. As crianças suprem suas carências e necessidades consumindo os produtos infantis para criarem a coragem e independência que os ursinhos, as moranguinhos e tantos outros desenhos passam.

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